Após consolidar avanços na segurança pública em Rio das Ostras, com reduções significativas nos índices de criminalidade e casos de grande repercussão, como a operação “TOY” e a elucidação do desaparecimento da médica Glaubênia Serpa, o delegado Ronaldo Andrade encerra sua gestão na 128ª DP nesta segunda-feira, 13, para liderar a 146ª DP de Guarus, Campos dos Goytacazes. Ele será substituído pelo delegado Filipe Poeys Lima, oriundo da 70ª DP de Tanguá.
Dr. Ronaldo substitui o delegado Carlos Augusto Guimarães, que assumirá a 143ª DP, em Itaperuna.
Em sua trajetória, Dr. Ronaldo se destaca pela redução de 40,9% nos índices de letalidade violenta, 28,6% nos casos de roubo de veículos e 31,1% nos roubos de rua, conforme dados do Instituto de Segurança Pública (ISP/GEO).
Durante sua gestão na 128ª DP, em Rio das Ostras, a unidade consolidou-se como uma das delegacias mais eficientes do estado, com altos índices de investigações concluídas e prisões realizadas.
O desempenho garantiu à delegacia premiações pelo sistema de metas do Estado, incluindo o terceiro lugar no segundo semestre de 2023 e o segundo lugar no primeiro semestre de 2024.
Entre os casos de maior repercussão liderados pelo delegado está a investigação que solucionou o desaparecimento da médica Glaubênia Serpa Pinto, cujo corpo foi encontrado enterrado no quintal de sua própria casa. A resolução do caso, que teve ampla repercussão nacional, resultou na prisão do autor do crime.
Outro destaque foi a operação “TOY”, realizada em 2019, que desarticulou uma das facções criminosas mais violentas de Rio das Ostras, com o cumprimento de 38 mandados judiciais em parceria com o Ministério Público.
Ao assumir o novo cargo, Dr. Ronaldo destacou os desafios de comandar a unidade de Guarus, uma região com histórico de altos índices de criminalidade. “Recebo com muito orgulho a designação para a 146ª DP e sei que será um grande desafio suceder o competente Dr. Carlos Augusto. Nosso foco será intensificar o combate ao tráfico de drogas e reduzir os crimes que mais impactam a população, como roubos e homicídios”, afirmou.
O delegado também ressaltou a importância da integração entre as forças de segurança para alcançar resultados positivos. “Em Rio das Ostras, conseguimos reduzir significativamente os números com trabalho conjunto. Pretendemos aplicar essa mesma estratégia aqui, contando com o apoio do 8º BPM, da Secretaria Municipal de Segurança e do Centro de Controle Operacional”, explicou.
Com experiência na região, já que foi titular da 134ª DP em 2020, Dr. Ronaldo conhece os desafios locais e se compromete a dedicar o máximo de sua equipe para atender às demandas da população. “Espero desempenhar um trabalho igual ou superior ao que realizamos em Rio das Ostras, sempre focados em trazer mais segurança e tranquilidade para a comunidade de Guarus.