Nesta segunda-feira (26), foi comemorado o Dia Nacional do Diabetes e para marcar a data a Gerência de Nutrição e Saúde (antiga Catan), da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ação educativa na área externa da Casa da Criança, no Centro de Macaé.
A ação, voltada para todas as pessoas, com ênfase ao público infanto-juvenil, teve como objetivo chamar a atenção das pessoas para a importância de se prevenir e tratar a doença. Houve teste gratuito de glicemia e mesa temática mostrando os alimentos saudáveis e os não saudáveis de forma interativa e como substituí-los, além da distribuição de panfletos com informações e riscos da enfermidade.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estácio de Sá através dos cursos de Enfermagem e Nutrição. A professora do projeto de Pesquisa e Extensão de Enfermagem da UFRJ, Gláucia Formozo, lembrou que diabetes é uma doença crônica silenciosa que acomete pessoas de todas as idades e sexo, mas não é transmissível. As causas da doença são genética, falta de atividade física e má alimentação.
De acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), mais de 1 milhão de crianças e adolescentes apresentam diabetes tipo 1. O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões.
Foto: Bruno Campos