Nesta segunda-feira (24), o Sindicato dos Profissionais da Educação da Região dos Lagos (Sepe Lagos), realizou uma assembleia online da Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio, onde foi aprovada greve pelo período de 24h.
Com fórum lotado, a paralisação na rede de ensino municipal cabofriense foi marcada, inicialmente, para o dia 3 de maio. A ação visa chamar a atenção para as condições precárias de trabalho dos educadores da rede pública e a necessidade de avanços para a categoria e, consequentemente, para a educação da cidade.
Entre os fatores marcantes para tomada de decisão estão: piso e reajuste salarial; Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR); falta de enquadramento; reserva de 1/3 aplicada corretamente; chamada de concurso para todas as vagas reais; licença para estudos; climatização nas salas; resíduo trabalhista e licença prêmio remunerada.
Ainda durante o feriado de Tiradentes (21), trabalhadores da educação de Armação dos Búzios protestaram em frente à Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos. O ato público teve como objetivo a luta por salário digno aos educadores e demais servidores do município, respeito aos direitos dos aposentados e por valorização dos contratados, dentre outras exigências. Eles também denunciaram que unidades de ensino buzianas se encontram em condições estruturais extremamente precárias, colocando em risco estudantes e toda comunidade escolar.