Em Carapebus, 2 surfistas foram detidos, no final da manhã desta quarta-feira, 08, tentando abrir a barra da Lagoa. Uma terceira pessoa que estava no local alegou que não tinha envolvimento, que inclusive, abordou a dupla para tentar impedir a ação e como não obedeceram foi surfar. Os dois confirmaram o depoimento do rapaz. Ambos foram conduzidos para a delegacia local, por intermédio da Guarda Ambiental (Secretaria de Segurança e Trânsito) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A ação aconteceu após denúncias. A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade receberam informações de que três surfistas estariam forçando o rompimento da barra arenosa da lagoa.
O ICMBio entrou em contato imediato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que prestou o suporte para a equipe da Guarda Ambiental Municipal de Carapebus, que coordenou toda ação realizando a apreensão dos surfistas flagrados em condutas e atividades lesivas ao meio ambiente (Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba) de acordo com LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998 por se tratar de Crime Ambiental.