O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou os resultados de análises das águas da Lagoa de Iriri, em Rio das Ostras. O material foi colhido na manhã do dia 05 de janeiro de 2023, após denúncias de contaminação das águas e internação de banhistas.
Leia esta e muitas outras notícias no link da bio, story e site.
Foram analisados dois pontos: próximo aos quiosques (ponto 1) e Barra Arenosa (ponto 2). Nos dois pontos de coleta, foram encontrados pH acima do recomendado na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) 274/2020, que é de 6,0 e 9,0. A laguna apresenta resultados de 9,0 no ponto 1 e 9,52 no ponto 2.
Há também altos índices de coliformes fecais, bem acima do mínimo exigido para as condições de balneabilidade.
Agora, a Prefeitura Municipal deverá divulgar à população e sinalizar todo entorno da laguna, visando preservar a saúde e segurança de munícipes e turistas que estão no município, principalmente das crianças.
Em um boletim de balneabilidades das praias da cidade, realizado pelo Inea em 27 de dezembro de 2022, comprovou também que a Praia do Cemitério encontra-se impropria para banho. Neste período, a Lagoa do Iriri não foi testada.
Seguem relatórios.