Faltando menos de uma semana para cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Polícia Federal (PF) está recomendando que o político não desfile em carro aberto, como ocorre historicamente desde 1956.
Em uma avaliação da atual situação e ocorrências, a equipe de segurança acredita ser mais prudente que ele faça o trajeto, de apenas 2km entre a catedral e o Congresso, em um veículo blindado. A orientação foi ponderada após prisão do bolsonarista George Washignton de Oliveira Sousa, 54 anos, flagrado com arsenal composto por armas e explosivos, no sábado (25), pela Polícia Civil do Distrito Federal em Brasília.
O petista, porém, resiste à ideia. Contudo, ele e o futuro diretor-geral da PF, Andrei Passos, deverão se reunir nos próximos dias para analisar possíveis cenários.
O Rolls-Royce Silver Wraith, de 1952, foi visto pela primeira vez na posse de Juscelino Kubitschek, em 1956, segundo informações do Itamaraty. Ele foi comprado por Getúlio Vargas e tornou-se um símbolo da República, sendo usado somente em ocasiões muito específicas e especiais, como a posse presidencial e as comemorações da Independência do Brasil, conforme Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972, publicado ainda no contexto da Ditadura Militar no Brasil.