A partir de sexta-feira, 25 de novembro, será obrigatório o uso de máscaras faciais dentro dos terminais aeroportuários, meios de transporte e outros estabelecimentos localizados na área dos aeroportos, além das cabines das aeronaves.
A resolução, aprovada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem por objetivo, reduzir o risco de contágio de covid-19, devido ao aumento expressivo do registro de casos da doença nas últimas semanas.
A decisão foi tomada após uma reunião com especialistas da Sociedade Brasileira de Infectologia, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e Associação Brasileira de Saúde Coletiva, além dos epidemiologistas Carla Domingues e Wanderson Oliveira; sobre o cenário epidemiológico da doença no país.
Em comunicado, o órgão afirmou que “os participantes da reunião ressaltaram que os dados epidemiológicos demandam o retorno de medidas não farmacológicas de proteção, como o uso de máscaras, principalmente no transporte público, aeroportos e ambientes fechados/confinados” e acrescentou que o uso de máscaras estava previsto como recomendação desde agosto último, principalmente para pessoas com sintomas gripais e para o público mais vulnerável, como imunocomprometidos, gestantes e idosos.
Além dos dados epidemiológicos atuais, o comportamento com características de sazonalidade da pandemia também foi considerado.