A medida foi decidida durante a 36ª Reunião do Gabinete de Crise Covid-19 e Outras Doenças Emergentes e Reemergentes, nesta segunda-feira (21), no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), em Campos dos Goytacazes.
A obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial, inicialmente, será para escolas públicas e privadas, além dos estabelecimentos de saúde. A decisão será publicada no diário oficial do município ainda nesta segunda-feira.
Realizado em formato virtual, no encontro também foi anunciado o início da aplicação da vacina contra a Covid-19 para crianças com comorbidade na faixa etária entre 6 meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias, já a partir dessa terça-feira (22), além do reforço a necessidade de avançar com as doses de reforço.
A aplicação dessas e outras medidas vêm após ao aumento de diagnósticos de casos de Covid-19, provocado pela subvariante BQ.1 da ômicron no Estado do Rio de Janeiro e aos baixos índices de cobertura vacinal, principalmente das crianças.