A ação, deflagrada pelas Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ), com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ); foi realizada na cidade de Campos dos Goytacazes.
O objetivo é prender 56 pessoas ligadas à facção criminosa denominado Terceiro Comando Puro (TCP), que atua nos bairros de Guarus e localidades como Santo Eduardo e Santa Maria. Cerca de 30 homens já foram presos, dentre eles, dois policiais militares. Dezesseis mandados de prisão foram cumpridos dentro do presídio Carlos Tinoco da Fonseca, onde foram apreendidos aparelhos celulares e drogas.
De acordo com investigações, foi identificado como líder do grupo o elemento W.S. Monteiro, considerado também o principal narcotraficante em atuação no extremo norte do estado, abrangendo as cidades do Norte e Noroeste Fluminense, bem como outras da região sul do Espírito Santo.
As provas foram identificadas após a prisão de W., durante uma abordagem realizada no ano de 2021. Foram encontrados um caderno contendo anotações do tráfico e o aparelho celular do denunciado, que continha arquivos de conversas, áudios, vídeos, fotografias, agenda telefônica e histórico de chamadas.
Toda operação foi coordenada pela 146ª Delegacia de Polícia Civil (146ªDP) de Guarus e mobiliza mais de 200 policiais de 20 delegacias de Polícia Civil, das 6ª e 7ª Delegacias de Polícia Judiciária Militar (Campos e Friburgo), além do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM).