Desde setembro, um grupo de pessoas do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) invadiu e segue ocupando, de forma ilegal, uma fazenda, no bairro de Ubatiba, em Maricá.
A Prefeitura Municipal e a Polícia Militar já estiveram no local para tentar um acordo com os responsáveis pela ocupação. Até agora nada foi resolvido e o grupo segue morando irregularmente no local.
No momento, este grupo está organizando uma campanha virtual para arrecadar dinheiro, via Pix, para que os invasores do imóvel possam sobreviver no local.
Segundo informações, o movimento foi criado para pressionar o município a criar o Centro de Tecnologia Agrofamiliar e o programa Comunas Agroecológicas, e garantir a moradia e a segurança alimentar das famílias do grupo.
Sobre o caso – A fazenda foi invadida pelo grupo do MNLM, na manhã do dia 11 de setembro. Na época, os funcionários da fazenda chegaram no terreno para fazer o trabalho diário de manutenção quando perceberam que a casa principal, que está passando por uma reforma, havia sido invadida pelo grupo.
Os trabalhadores foram até a residência para conferir e flagraram as portas arrombadas, além de diversas pessoas dentro da casa. Com o aval da proprietária do terreno, os funcionários acionaram a polícia, que foi até o local e encaminhou alguns integrantes do grupo para a Delegacia de Maricá (82ª DP), onde o caso foi registrado.