Um pescador encontrou no mar de Arraial do Cabo um tipo de robô, que viaja embaixo da água como um submarino. Os AUV (Autonomous Underwater Vehicle) chegam a ter 12 metros de comprimento e são capazes de enfrentar profundidades de cerca de 6 mil metros, operando com autonomia de 8 a 50 horas sem interação humana, fazendo com que a embarcação de apoio tenha a opção de realizar outra tarefa, reduzindo assim o custo de operação.
Esse robô é utilizado principalmente para pesquisas oceanográficas, realiza rotinas programadas submarinas e depois que coleta os dados, volta para a superfície para descarregar as informações e quando a pesquisa é concluída, envia sinais de localização para a equipe buscar o equipamento e retirar os dados.
Os AUVs navegam utilizando sistemas acústicos de posicionamento subaquático, como um GPS, para calcular a coordenada do equipamento. O pescador conduziu o AUV a reboque até a praia. A empresa responsável já está ciente do caso e a caminho para recolher o equipamento.