Foi reeleito neste domingo (2), em primeiro turno, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), 43. Às 20h45, com 91,33% das urnas apuradas, a vitória de Castro foi matematicamente definida. Ele estava com 58% dos votos.
Aliado de Jair Bolsonaro (PL), Castro fez uma campanha na qual defendeu o presidente, mas não aderiu a bandeiras bolsonaristas. Na reta final, acenou para o ex-presidente Lula (PT), até então favorito na disputa nacional, declarando não ver ameaças em seu eventual retorno à Presidência da República.
Cláudio Castro é o atual governador do Estado do Rio de Janeiro. Ele tem 43 anos e é candidato a reeleição. Nasceu em Santos, em São Paulo, é advogado e cantor católico.
Foi eleito pela primeira vez vereador no Rio de Janeiro em 2016. Em 2018, foi eleito vice-governador na chapa com Wilson Witzel.
Em agosto de 2020, assumiu o governo interinamente com o afastamento de Witzel por suspeitas de corrupção. Após o impeachment, em abril de 2021, ele se tornou governador de forma definitiva.