Após nove horas de votação, as seções eleitorais foram fechadas em todo o país. Quem ainda está na fila não precisa se preocupar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante o direito a votação de quem chegou à fila antes das 17h (horário de Brasília) e está dentro das seções.
Os eleitores que ainda estiverem na fila no horário limite estão recebendo senhas que garantirão o direito ao voto.
Em Macaé, filas e espera marcaram o dia de votação. Jackeline Albuquerque falou ao RJ Interior que levou 3h20 para votar. “Minha seção é de número 413, no IFF, muita desorganização. Uma fila gigantesca do lado de fora, levamos duas horas para entrar no prédio”, comentou.
Marcio Junior cansou de esperar na fila da seção 408, no Colégio Lions. “Foram quase 3h na fila. Vi várias pessoas desistindo de votar e indo embora”, disse.
“Essa eleição é a mais demorada da história, nunca fiquei tanto tempo na fila”, lamentou a eleitora Adriana Oliveira.
Apuração
Em sua página na internet, o TSE esclarece como se dá o processo de totalização. Quando a votação nas seções é finalizada, os dados são assinados digitalmente e gravados em uma mídia de resultado. O boletim de urna (BU), além de assinado, é criptografado. Em seguida, as mídias de resultado são encaminhadas ao local próprio para transmissão.
No caso das localidades de difícil acesso, como aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas, a transmissão é feita via satélite para o respectivo tribunal ou zona. Depois de receber os dados, os Tribunais Regionais Eleitorais iniciam a totalização dos votos (soma de todos os boletins de urna) e a divulgação dos resultados.