O Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama vai realizar, em parceria com o Hemorio, uma campanha de doação de sangue. A unidade, referência para outros oito municípios da Região dos Lagos, está com o estoque de sangue em nível crítico.
Segundo a direção do hospital, os principais tipos sanguíneos em falta são o AB+, AB-, B+ e B-, que não possuem nenhuma bolsa no momento.
A coleta será realizada das 09h às 15h, no Hospital Roberto Chabo, na rua Bernardo Basconcellos, nº 477.
Segundo a unidade, 847 bolsas de sangue foram usadas no hospital entre janeiro e agosto deste ano, uma média de 105 bolsas por mês. A cidade não conta com hemocentro próprio, recebe as doações do Hemorio. Com a campanha realizada nesta sexta-feira, todo o material coletado será destinado ao hospital de Araruama, para repor o estoque da unidade.
Os critérios para doação são: Estar alimentado; Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação; Ter idade entre 16 e 69 anos (menor de idade deve estar acompanhado do responsável; pessoas com idade entre 60 e 69 anos devem ter feito a primeira doação antes de completar 60 anos); Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Não estar gripado ou resfriado; Não ter feito tatuagens e/ou piercing nos últimos seis meses; Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; Não possuir Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doenças de Chagas.
Mais informações sobre a doação de sangue podem ser esclarecidas através do número 0800 2820 708.