A partir deste domingo (28), os passageiros dos ônibus municipais da cidade do Rio de Janeiro não poderão mais pagar a passagem em dinheiro. A mudança faz parte da implantação definitiva do sistema Jaé, que passa a ser o principal meio de pagamento no transporte público municipal.
Com a nova regra, o embarque deverá ser feito por meio do aplicativo Jaé, do cartão Jaé ou por pagamento via PIX. A Prefeitura informou que a medida busca modernizar o sistema e aumentar a segurança no transporte coletivo.
A alteração também muda as regras de integração tarifária. Os benefícios do Bilhete Único Carioca (BUC) e do Bilhete Único Intermunicipal (BUM) ficarão disponíveis apenas para quem utilizar o aplicativo ou o cartão preto do Jaé. Já o cartão avulso verde continuará sendo aceito apenas para viagens unitárias, sem direito à integração.
Segundo a Prefeitura do Rio, cerca de 96% das viagens nos ônibus municipais já são pagas por meios eletrônicos, enquanto apenas 4% ainda utilizam dinheiro em espécie.







