O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro realizou, na manhã desta terça-feira (6), uma operação em Casimiro de Abreu que teve como alvo o secretário de Obras da cidade, Rafael Jardim. Ele é investigado pela possível prática de improbidade administrativa.
Segundo a denúncia, ele é suspeito de autorizar o uso de carros oficiais para mudanças particulares. Jardim foi afastado do cargo.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Rafael Jardim e Adelson Monteiro, que também trabalhava na pasta de obras.
A investigação apura o uso indevido de veículo oficial da prefeitura para fins particulares. Em um dos casos relatados, um veículo da prefeitura foi mobilizado para fazer um serviço de mudança para um outro servidor. A promotoria ouviu funcionários e constatou que Rafael Jardim, que também é ex-vereador do município, ordenou que fosse utilizado o veículo oficial para transportar os bens pessoais do servidor para outro município. De acordo com o Ministério Público, informações apontam que tal prática é corriqueira no município.
Para avançar na apuração, o MPRJ requereu a busca e apreensão de celulares, computadores, extratos de gastos com combustível dos veículos oficiais da secretaria de obras, entre outros documentos. Os mandados foram deferidos pelo juízo da vara única da comarca de Casimiro de Abreu.