O Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) multou quatro pessoas por captura ilegal de um tubarão-martelo em Arraial do Cabo.
O animal foi capturado na terça-feira, 24, na Ilha do Farol, que faz parte da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Resex). A pesca de espécies ameaçadas de extinção, como o tubarão-martelo, é considerada crime ambiental.
Em áreas protegidas, como a Resex, essa prática é proibida, inclusive para pescadores beneficiários da unidade de conservação.
O ICMBio está investigando os responsáveis por essa captura ilegal, a fim de aplicar as devidas sanções, conforme o decreto nº 6.514/2008.
De acordo com fiscais do ICMBio, a ação aconteceu depois de fotos divulgadas nas redes sociais. Foi feito um trabalho de levantamento e identificação das pessoas que estavam divulgando as imagens.
Quatro pessoas foram identificadas e multadas no valor de R$ 10 mil. Essas pessoas vão responder administrativamente e criminalmente.
“Eles foram multados administrativamente, mas a gente encaminha um documento para o Ministério Público para apuração e em seguida eles são chamados pela Polícia Federal para poder apurar os fatos criminalmente”, segundo o ICMBio.