Após a divulgação da pesquisa do Instituto Paraná, registrada no TRE e publicada em veículos de grande circulação, o polêmico Instituto Costa Mariath Intelligence solicitou autorização para divulgar uma pesquisa controversa no município de Rio das Ostras. Sob a liderança de Ricardo Mariath, que já foi preso por envolvimento em atividades criminosas, o instituto se destaca por apresentar resultados eleitorais que divergem significativamente dos principais institutos do país, como o Paraná Pesquisas, Gerp, GPP e Factum.
Seguindo esta linha de resultados divergentes o Instituto Costa Mariath Intelligence registrou em Casimiro de Abreu uma pesquisa que divergiu por completo de todos os resultados de outras pesquisas registradas no município, o que levantou forte suspeita na cidade de manipulação de resultados.
Segundo uma especialista em Direito Eleitoral tal prática nesta época é comum onde normalmente os resultados eleitorais já estão praticamente definidos os candidatos em pior colocação entram em desespero político com a real possibilidade de derrota e costumam pagar pesquisas que colocam os números que eles desejam para tentar ludibriar e enganar os eleitores.
Em Rio das Ostras, Maurício BM, aliado do prefeito Marcelino da Farmácia, recentemente, divulgou uma pesquisa encomendada ao Costa Mariath que apontava um empate técnico entre ele e o candidato da oposição. No entanto, o resultado foi imediatamente contestado por outros institutos de maior credibilidade, como o Paraná Pesquisas, que revelou uma ampla vantagem do candidato oposicionista Carlos Augusto.
As constantes tentativas de divulgação de pesquisas questionáveis nos municípios da região, somadas ao histórico problemático do Costa Mariath, reforçam a necessidade de uma ação mais firme dos órgãos reguladores e de justiça. A manipulação de dados eleitorais, associada ao uso de notícias falsas, prejudica o processo democrático e ameaça a credibilidade das eleições no município, segundo a eleitoralista.
O TRE/RJ deve acompanhar de perto a divulgação desses resultados, enquanto a população de Rio das Ostras deve se manter alerta para evitar cair em narrativas fraudulentas e distorcidas.