Um advogado, de Macaé, foi preso em flagrante tentando entrar com 6kg de drogas na Penitenciária Dr. Serrano Neves, no Complexo Penitenciário de Gericinó (Bangu 3), nesse domingo, 16, segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
O entorpecente — haxixe e maconha — estava escondido na perna. Fernando Ribeiro Silva chegou à unidade prisional por volta das 10h para dar atendimento a um interno.
Ao ser submetido ao detector de metais, os policiais penais notaram um volume suspeito sob suas roupas. Ele foi encaminhado ao scanner corporal, que identificou a droga escondida.
O advogado foi preso pelo Grupamento de Portaria Unificada, da Seap, e levado para a 34ª DP (Bangu).
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil disse que determinou a instauração de um procedimento disciplinar para apurar o caso.
“Em contato, a Comissão de Prerrogativa da Subseção de Bangu, da OAB Rio de Janeiro, informou que acompanhou o procedimento na Delegacia, mencionando que o Presidente da Seccional determinou a instauração de procedimento disciplinar, respeitando a garantia da ampla defesa, para apuração da conduta ética do advogado.”
Na quinta-feira, 13, Fernando já tinha sido preso com uma arma com numeração raspada em Macaé. Ele foi levado para a Casa de Custódia Dalton Crespo de Castro, de Campos, mas, após audiência de custódia, foi liberado.