A Cia Chirulico dá continuidade ao “Circo de Verão”, que iniciou com apresentações no mês passado para celebrar o mês do Circo. Devido às chuvas, a última apresentação precisou ser adiada. Para esta última e tão aguardada apresentação, a Cia Chirulico se junta ao espetáculo do O Circo a Céu Aberto, com Fabiano Freitas, diretamente do Sana. As cortinas se abrem nesta sexta (5), às 19h, na orla da Praia Campista, ao lado do parquinho. A classificação do evento é livre e o evento é gratuito, com a contribuição espontânea ao chapéu dos artistas.
Como parte do compromisso da companhia com a inclusão, os espetáculos contarão com a presença de um intérprete de LIBRAS como recurso de acessibilidade comunicacional e para pessoas neurodiversas sensíveis ao som, caso necessitem, serão disponibilizados protetores auriculares.
Aline Barbosa, produtora do projeto, destaca a satisfação de dividir o palco com o artista Fabiano Freitas na última apresentação desta temporada. “Depois de realizar três dias de espetáculos com artistas convidados de fora da cidade, nós estamos muito felizes de encerrar essa temporada do Circo de Verão com a participação do Fabiano, que é uma grande referência na palhaçaria na nossa região e no nosso estado. Tivemos que modificar as datas originalmente escolhidas por causa das chuvas na cidade, mas agora estamos com uma ótima previsão do tempo e vamos fechar com chave de ouro!”, ela garante.
“Circo de Verão” leva o mesmo nome da ocupação promovida pela trupe macaense desde 2020 na mesma localidade, durante o período do verão, enriquecendo a experiência de todos os presentes com diversão, cultura e acessibilidade. “Historicamente, o circo sempre abraçou diversas linguagens artísticas e as incorporou nos seus espetáculos. O circo é tão potente que não ficou restrito às lonas e ganhou também outros locais, como os teatros e os espaços públicos, encantando o público a séculos. Nesse projeto, levamos o circo pra rua, com espetáculos para toda família, reavivando as memórias afetivas dos adultos e criando essas memórias na nova geração”, destaca Aline, produtora do projeto.
Nesta edição o projeto é realizado pela primeira vez com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital “Apoio ao Circo – Respeitável Público RJ” realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.
CIA CHIRULICO
A Cia Chirulico é uma companhia familiar de Arte Pública, Palhaçaria, Teatro de Bonecos e Música criada em 2013 por Anthony Brito, palhaço Fornalha, e por Aline Barbosa, palhaça Margarida, com sede em Macaé (RJ). A trupe se dedica a pesquisar os palhaços e palhaças brasileiros e as manifestações e folguedos da cultura popular, com o objetivo de promover e dar visibilidade às manifestações artístico-culturais nacionais em seus trabalhos.
Em 2023, a Chirulico completou 10 anos de trajetória e, ao longo desse tempo, já circulou por festivais, teatros, escolas, convenções e espaços públicos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Paraná. Por entender a rua como seu principal local de atuação e criação artística, desde setembro de 2014 o grupo se dedica de forma mais intensa a promover ações e intervenções em espaços públicos da cidade de Macaé. “A Chirulico defende que o acesso à arte não pode ser privilégio de alguns e sim um direito de todos, portanto pode e deve ganhar as ruas e os espaços de circulação pública”, afirma Aline.