A Prefeitura de São João da Barra decretou Situação de Emergência pelo período de 180 dias, em decorrência das fortes chuvas que atingem o município. Nesta segunda-feira, 25, as aulas nas escolas da rede municipal permanecem suspensas.
De acordo com o decreto, as situações de risco, urgência e emergência se encontram em nível de elevado, exigindo estrutura mais complexa de pronta resposta. “Há danos humanos, materiais e ambientais além de prejuízos econômicos e sociais expressivos e que a situação de normalidade precisa ser restabelecida com os recursos mobilizados em nível local e complementados com o aporte de recursos dos demais entes federativos”, diz o decreto.
Segundo a Prefeitura da cidade, a partir da publicação do decreto, todos os órgãos municipais estão mobilizados para atuar nas ações de resposta ao desastre e na reconstrução das áreas afetadas. Foi autorizada a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos com o objetivo de assistir à população afetada.
Os problemas causados pela chuva na cidade começaram na madrugada de sábado, 23, com alagamentos de ruas, invasão de água em vias públicas e residências, áreas rurais e desalojamento de pessoas.
Segundo a Defesa Civil, desde sexta-feira, 22, até a manhã de domingo, 24, o acumulado pluviométrico ultrapassou 260 mm, causando inundações e outros transtornos, com diversas ocorrências em andamento. Isso comprometeu a capacidade de resposta do poder público municipal e gerou prejuízos.
Serviço suspensos
. Ambulatóriais de exames e consultas especializadas da Secretaria de Saúde, Santa Casa e consórcio, incluindo Centro de Cardiologia.
. Policlínica São joâo e de Mato Escuro.
. Centros de reabilitação e fisioterapia incluindo centro de práticas integrativas
. Unidades odontológicas e ambulatoriais
Serviços de saúde em funcionamento: Todas as farmácias do município estão operando. O Caps e o ambulatório ampliado também estão em funcionamento.