Com o tempo seco, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, fez um alerta para os riscos de incêndios. O alerta ocorre no momento em que a cidade tem registrado o aumento dos focos de incêndio.
O município tem registrado, em média, cinco ocorrências de queimada por semana em diversos pontos do município, de acordo com o Destacamento de Bombeiro Militar 3/5-SJB. Com isso, o número de incêndios chegou a mais de 20 no mês de julho.
O órgão reforça sobre os cuidados por parte da população quanto ao descarte de resíduos que podem gerar combustão e, também, em relação a atos propositais, configurando crime ambiental.
A secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, explica que esse tipo de ocorrência segue até o início das chuvas, no mês de outubro. Além dos danos ao meio ambiente, as queimadas acarretam prejuízos para o setor público e privado, “com o aumento da demanda por atendimentos médicos e gastos com saúde, danos ao patrimônio e aos produtores rurais com o empobrecimento do solo e erosão, entre outros fatores”.