A rainha do frevo e do forró Elba Ramalho, na Praia dos Cavaleiros, e o ícone do samba e do pagode Ferrugem, na Praia da Barra, comandaram a festa da virada em Macaé. A partir da 0h do dia 1º de janeiro de 2024, o céu da cidade se iluminou por 12 minutos com o show pirotécnico que foi lançado de três balsas na Praia dos Cavaleiros. Glauco Zulo e DJ Felipe Tanus também se apresentaram na Praia dos Cavaleiros.
– É o Réveillon mais alegre que a cidade já viu, com uma linda queima de fogos com 50% menos barulho pensando nos animais e crianças – informou o prefeito Welberth Rezende. A Prefeitura de Macaé preparou um esquema especial para o Réveillon 2024.
As quatro balsas instaladas no oceano para o Réveillon – somando Barra e Cavaleiros – totalizaram 12 toneladas de fogos. A cada 30 segundos os efeitos dos fogos mudaram com cores e efeitos especiais formando desenhos e figuras florais no céu.
As secretarias de Turismo, Saúde, Cultura, Mobilidade Urbana, Serviços Públicos, Guarda Municipal e GAOP da Ordem Pública, Defesa Civil, Políticas para as Mulheres, Comunicação, Desenvolvimento Social, a Coordenadoria de Posturas, o Conselho Tutelar, além da Polícia Militar, Segurança Presente, Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros, participam da estrutura do evento.
A secretaria de Saúde disponibiliza postos e ambulâncias UTIs nos locais de festa – dois na Praia dos Cavaleiros e um na Praia da Barra – e a Secretaria de Mobilidade Urbana cuida da segurança viária. Policiais atuam na proteção e segurança e guardas municipais atuam no apoio.
O tradicional show pirotécnico e a qualidade musical de uma das mais conhecidas cantoras brasileiras – habituada a se apresentar nas maiores festas juninas e Carnavais de todo o país – atraíram turistas, moradores e visitantes.
Réveillon fomenta turismo
Além dos hotéis da orla dos Cavaleiros registrarem 100% de ocupação, dezenas de ônibus de turismo estão na cidade.
– A atividade turística fomenta o setor econômico, promove geração de emprego e renda e um exemplo é que todos os hotéis e restaurantes da orla estão com 100% de ocupação – atestou o secretário de Turismo, Léo Anderson.
– Que cidade charmosa, nunca vi uma decoração de Natal tão detalhada, uma orla preparada para receber turistas no Réveillon e há organização de trânsito por toda a parte – frisou a turista Maria do Socorro Castro, de 47 anos, que veio de Minas Gerais passar quatro dias com o marido e optou pela festa da virada na orla da Praia dos Cavaleiros.
Apresentação de Elba é marcada por alegria e animação
Ganhadora de dois prêmios “Grammy Latino” e vencedora do “Prêmio de Música Brasileira” em 16 ocasiões, Elba se mantém, há 40 anos, como uma das maiores cantoras do país. Ela já foi ave de prata, flor, fruto e até paisagem. Colocou fogo na mistura e comandou a ciranda.
Elba canta para contar histórias, para lembrar lugares, para explicar pessoas e revelar um retrato das mais belas paisagens sonoras do Brasil. Legítima representante dos ritmos nordestinos, Elba se tornou cantora por meio de Chico Buarque, tendo muita convivência com Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos.