No dia 22 de dezembro, o grupo de Maurício BM, presidente da Câmara de Rio das Ostras, perdeu mais um processo, na tentativa de calar a imprensa. Trata-se de mandado de segurança impetrado pelo Partido Cidadania no Município de Rio das Ostras, contra decisão proferida pelo Senhor Juiz da 184ª Zona Eleitoral (Rio das Ostras) que, nos
autos de representação, indeferiu a liminar requerida para que fosse removido conteúdo de plataformas digitais do RJI, referente a divulgação da Pesquisa Eleitoral, publicada na Edição 6, entre os dias 16 e 31 de dezembro, no jornal No Fato.
No dia 20, pessoas ligadas à Maurício BM, entraram com uma representação contra o RJI pedindo a suspensão da da matéria. Na ocasião, o Juiz, ciente de todas as Leis do Direito Eleitoral, indeferiu a liminar.
A matéria intitulada “Carlos Augusto é aprovado por eleitores na pesquisa para candidato a prefeito de Rio das Ostras”, demostra a rejeição ao prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba. Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Cosmopolita, no dia 17 do mês passado e divulgada este mês, onde entrevistou 320 eleitores da cidade, o atual vereador de Rio das Ostras Carlos Augusto Balthazar lidera na pesquisa com grande vantagem em cima do sucessor do atual prefeito, que é o atual presidente da Câmara, Maurício Braga Mesquita.
A pesquisa espontânea perguntou para os eleitores se as eleições fossem hoje em quem votariam para prefeito. De acordo com os dados do instituto, Carlos Augusto lidera disparado com 18,3%. Na lanterna, bem no fundo do túnel aparece Maurício BM, com 2,9%; em seguida empatados, Delcimar Talon e Fábio Kaliu, com 1,3%; Misaías Machado, Pogian e Gustavo Simões, ambos empatados com 0,3%. Não souberam responder ou sem candidato, 74,7%.