Cinco adolescentes fizeram um ônibus percorrer o interior do Paraná por quase uma semana utilizando óleo de cozinha como fonte de combustível.
O óleo passou por um processo de transformação em biocombustível realizado pelo quinteto, estudantes do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, localizado em Assaí, a quase 400 km da capital Curitiba.
Eduarda Priscila Miura, 17, Luiza Alves de Souza, 17, Leticia Ayumi Tazima Sato, 17, Eduarda Pietra Santos Paixão, 16, e Fabiane Hikari Kikuti, 16, criaram a “Biosun”, uma startup júnior que tem como missão dar um outro destino para o óleo de cozinha, oferencendo uma alternativa sustentável para o seu descarte.
O Biosun foi realizado para um hackathon —uma maratona de programação— municipal e desenvolvido durante as atividades extracurriculares na escola que tem o ensino médio em tempo integral. Por meio de uma parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná), o projeto de iniciação científica teve acesso ao laboratório de química e os reagentes necessários da instituição para criar o biodiesel.
As primeiras levas foram produzidas na própria escola e as demais versões foram desenvolvidas dentro da UFPR.
Fotos: Uol