A precariedade do transporte público em Conceição de Macabu, no Norte Fluminense, e em Santa Maria Madalena, na Região Serrana do Rio, está afetando diretamente a rotina dos moradores e o desenvolvimento dos municípios. Fins de semana e feriados se tornaram um pesadelo para quem depende de ônibus para trabalhar, estudar ou até buscar atendimento médico em cidades vizinhas. Com as chuvas que vêm atingindo o interior do estado, a situação só piora. Ambas as localidades são atendidas pela mesma empresa: Transportadora Macabu.
O RJ Interior recebeu a denúncia, que expressa a indignação da população:
“A cidade tem enorme potencial turístico, mas a falta de horários e de condições mínimas de transporte tem afastado visitantes e dificultado a vida de quem vive aqui. Estamos cansados de esperar por uma solução.”
Os problemas não param — e são antigos. Nesta segunda-feira (7), em Conceição de Macabu, passageiros foram obrigados a desembarcar sem o auxílio do elevador, devido a uma falha no equipamento da porta do ônibus. Em Madalena, outro veículo quebrou antes mesmo de completar o percurso, deixando os moradores literalmente “na pista”.
Em entrevista, veiculada em um telejornal local, José Roberto Carvalho Reis, gerente operacional da empresa, reconheceu os problemas e pediu um prazo de até seis meses para regularizar o funcionamento dos elevadores e declarou que a quebra de ônibus “é rara”.
Enquanto isso, a população segue enfrentando atrasos, insegurança e abandono.