O planejamento de negócios e o plano de expansão do Terminal de Cabiúnas, que pertence à Petrobras e está instalado no município há 42 anos, foram apresentados à Prefeitura de Macaé durante um encontro entre representantes do poder público municipal e da empresa na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico na tarde desta quinta-feira (27).
Entre outros temas também estiveram em pauta a absorção de mão de obra local e a geração de oportunidades de contratação de trabalhadores que passam por cursos de qualificação profissional já realizados pela prefeitura, mas que não possuem tempo e comprovação de experiência.
“Visamos sempre a população. E a geração de empregos é uma das grandes pautas do governo municipal. Nosso objetivo é fazer com que a mão de obra qualificada local seja contratada pelo mercado de trabalho. A Petrobras é e sempre será uma grande parceira da Prefeitura”, salientou o vice-prefeito de Macaé, Fabiano Paschoal, que participou da reunião.
“A Petrobras é a grande indutora do desenvolvimento regional e o maior ativo de negócios que Macaé possui. Vamos continuar caminhando junto com a empresa, sendo parceiros de sua expansão aqui no município e também na geração de empregos para a nossa população”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.
O Gerente do Ativo de Processamento de Gás de Cabiúnas, Alisson Cardoso, citou que o plano de expansão do Terminal deve gerar cerca de mil novos postos de trabalho nos próximos cinco anos. Segundo ele, um percentual de aproximadamente 14% deste total será ocupado por quem estará ingressando no mercado de trabalho. “A integração com a Prefeitura de Macaé é muito positiva”, reforçou Alisson, que convidou os representantes do poder público municipal a visitarem o Terminal.
“Continuamos dialogando com a Petrobras para avançarmos na pauta de flexibilização da experiência de trabalho, para que nossos alunos possam ocupar as vagas de trabalho disponíveis em Macaé. O próximo passo será uma reunião com as empresas do setor, para que possamos caminhar juntos para a resolução dessa questão”, destacou a secretária de Qualificação Profissional, Rebeca Madureira.
“A pauta sobre a valorização da absorção da mão de obra local pelo Terminal de Cabiúnas é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de Macaé. A cidade, reconhecida como a capital nacional do petróleo, possui um grande contingente de profissionais qualificados que, muitas vezes, enfrentam dificuldades para ingressar no próprio mercado de trabalho. Ao priorizar a contratação de trabalhadores locais, garantimos mais oportunidades para os macaenses”, afirmou o secretário de Trabalho e Renda, Rafael Manhães.
Também estiveram presentes o Secretário Municipal de Trabalho e Renda, Rafael Manhães; a Secretária Municipal de Qualificação Profissional, Rebeca Madureira; o Procurador Geral de Macaé, Rodrigo Sarmanho; a chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtali; o coordenador de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Barros; o coordenador de Relações Institucionais da Petrobras, Luiz Fabiano Nericke; e o arquiteto Alexandre Tanaka.