Uma equipe de resgate da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, se mobilizou para salvar um tripulante ucraniano de 35 anos que passou mal em alto-mar. Ele sentiu sintomas de infarto quando estava a bordo do navio mercante “Tr Lady”, a 136 km da costa de São Paulo.
O resgate ocorreu na madrugada desse domingo, 16, com uso da aeronave AH-15B, do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2).
O navio de carga tem bandeira das Ilhas Marshall e tinha saído do porto de paranaguá, no Paraná, com destino a Singapura, segundo o Marine Traffic, plataforma online que exibe, em tempo real, as posições dos navios.
A Marinha do Brasil informou que o navio foi localizado às 5h25, quando um tripulante da equipe de busca e salvamento desceu por um cabo para içar o paciente.
De acordo com o comandante da aeronave, Capitão de Corveta Jonathas Tomaz Reina, a operação exigiu precisão, já que o navio não oferecia condições de pouso.
“Resgatamos o paciente içando-o até a aeronave com nosso tripulante de resgate, garantindo um transporte seguro”, afirmou.
A operação foi coordenada pelo Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), em conjunto com o Comando em Chefe da Esquadra, e incluiu uma evacuação aeromédica (EVAM) para garantir atendimento hospitalar no Rio de Janeiro.
No helicóptero, o médico da aviação realizou uma avaliação preliminar e constatou que o tripulante estava consciente e com estado de saúde estável.
A aeronave seguiu para o Aeroporto Santos Dumont, de onde o paciente foi transferido para uma ambulância e encaminhado ao Hospital São Lucas, em Copacabana, para atendimento especializado.
“É uma satisfação profissional e pessoal muito grande atuar numa missão como esta e contribuir diretamente na nobreza da salvaguarda da vida humana, corroborando com os valores de abnegação, prontidão e profissionalismo dos nossos militares”, disse o comandante Reina.