Diariamente, a mídia divulga inúmeros acidentes de trânsitos, em Macaé e região. Tais divulgações são necessárias para a conscientização da população. Em Macaé, foram registrados no 1° semestre deste ano, 757 acidentes de trânsito, sendo 24 deles, fatais, dois a mais que no mesmo período de 2023.
Os tipos de acidentes mais frequentes incluem colisões entre veículos moto x carro, atropelamentos e capotamentos. Essa diversidade demonstra a necessidade de uma abordagem abrangente nas campanhas educativas, considerando as diferentes situações enfrentadas pelos usuários das vias.
Entre os principais motivos identificados para esses acidentes estão: a condução sob efeito de álcool; excesso de velocidade; falta de atenção; e desrespeito às sinalizações.
Para promover mudanças efetivas no comportamento dos motoristas, campanhas educativas têm sido realizadas. “O objetivo da campanha educativa de trânsito é promover a conscientização e a mudança de comportamento dos usuários das vias, visando a redução de acidentes e a melhoria da segurança no trânsito. Isso é alcançado através da disseminação de informações sobre regras de trânsito, riscos associados a comportamentos imprudentes (como dirigir embriagado, distraído ou em alta velocidade), e a importância do respeito mútuo entre motoristas, ciclistas e pedestres”, disse o Educador de Trânsito Leandro Aracati, Diretor de Educação para o Trânsito de Macaé, conhecido nacionalmente por suas palestras sobre a Educação no Trânsito.
“Ao educar a população, buscamos transformar atitudes e fomentar um ambiente mais seguro para todos”, frisou.
Essas ações, combinadas com a divulgação responsável e frequente de informações sobre acidentes, podem contribuir significativamente para mudar a cultura de condução na região.
“É verdade que a mídia desempenha um papel crucial na conscientização sobre a segurança no trânsito. A divulgação de acidentes pode alertar a população sobre os perigos e reforçar a importância de um comportamento responsável ao volante”, ressaltou.
No Brasil, a mortalidade no trânsito vem crescendo constantemente nos últimos cinco anos, desde 2019. O total de mortes passou de aproximadamente 32 mil em 2019 para cerca de 34 mil em 2022, último ano com dados disponíveis no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), mantido pelo Ministério da Saúde.