A ação educativa voltada para ciclistas visa coibir o trânsito no calçadão da Avenida Rui Barbosa, no Centro de Macaé. A intenção é evitar a circulação de bicicletas no espaço que recebe fluxo intenso de pedestres como crianças, jovens e adultos.
A orientação destaca que para trafegar na calçada o ciclista não deve estar montado ou pedalando a bicicleta, apenas empurrando a sua bike. Além da abordagem de orientação nos pontos do calçadão , também serão instalados painéis luminosos para maior visibilidade da importância do ciclista não pedalar no calçadão. Os agentes vão atuar de forma educativa para garantir a segurança dos moradores, visitantes, além de comerciantes e comerciários que atuam nas lojas do calçadão.
A programação educativa, que prioriza o reforço do ordenamento do Centro da Cidade, é realizada pela Prefeitura de Macaé, por meio das equipes das secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Coordenadoria Especial de Posturas e conta com a parceria da Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança (CProeis).
A ação conjunta tem a finalidade de levar a conscientização aos ciclistas para que respeitem a sinalização de não permissão do tráfego de bicicletas, tendo em vista que estes veículos podem acarretar riscos à segurança dos pedestres no local.
Vale lembrar que a bicicleta é um veículo de transporte, embora não possua motor e, conforme o parágrafo primeiro do artigo 68 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o ciclista desmontado e empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres. O CTB considera a bicicleta um veículo de propulsão humana.