Na data de hoje (14/10) o Ministério Público do Rio de Janeiro e a Polícia Federal deflagraram uma operação, contra o deputado estadual Thiago Rangel (PMB), por suspeita de fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de capitais em um esquema criminoso de contratações diretas, por meio de dispensa fraudulenta de licitação de empresas ligadas ao parlamentar.
A operação, batizada de “Postos de Midas”, é uma analogia ao Rei Midas da Frigia que, segundo a mitologia adquiriu o poder de transformar em ouro tudo que tocava.
Ainda de acordo com as investigações, a ação resulta em sobrepreço e no desvio de recursos públicos, com lavagem de dinheiro através de uma rede de postos de combustíveis.
Thiago Rangel aparece como sócio, no Posto Califórnia Rio das Ostras LTDA. (CNPJ 25.022.480/0001-12), de Carlos Frederico Kohler Filho, empresário de Macaé, também conhecido como “Fredinho”, filho do ex-deputado Fred Kohler.
Além disso, Carlos Frederico Kohler Filho é assessor do Deputado Estadual Thiago Rangel na ALERJ, ocupando o cargo de Assessor Parlamentar I, percebendo mensalmente a quantia aproximada de R$ 10 mil reais.
Fredinho é sócio de outros postos de combustíveis, inclusive que possuem contratos de fornecimento de combustíveis com Prefeituras da região para abastecimento de frotas municipais. Já Thiago Rangel possui envolvimento em 18 postos de combustíveis e 12 de empresas já identificadas na investigação.