A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 04, a Operação Vulturino II. A ação, realizada na cidade de Rio das Ostras, resultou na prisão em flagrante de um homem de 39 anos por armazenar material de abuso sexual infantil.
As investigações tiveram início a partir de uma denúncia anônima que apontava a existência de uma sala de bate-papo em uma plataforma virtual dedicada ao compartilhamento de imagens e vídeos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Através de diligências, a PF conseguiu identificar o responsável pela criação da sala, um morador de Rio das Ostras.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os agentes encontraram diversos dispositivos eletrônicos, como celular, notebook, HD, pen drives e cartões de memória, que continham o material ilícito. Todo o material apreendido será submetido à perícia técnica para identificar a extensão do crime e possíveis novas vítimas.
Com a recente aprovação da Lei nº 14.811, o crime de armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil passou a ser considerado hediondo, o que torna a pena mais severa e impede a concessão de fiança. A nova legislação busca fortalecer a proteção às crianças e adolescentes, intensificando o combate à violência sexual.
O homem preso será indiciado pelo crime de armazenamento de material de abuso sexual infantil, previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de outros crimes que possam ser identificados durante a investigação.