Dr. Felício Laterça, candidato a prefeito pelo Partido Progressistas (PP), em Macaé denunciou ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), o que considera uma situação alarmante no processo eleitoral da cidade.
Segundo o candidato traficantes e milicianos estariam interferindo nas campanhas políticas, dificultando a realização de eventos eleitorais em determinadas áreas e abordando de forma intimidatória candidatos e apoiadores de diferentes partidos.
Segundo o denunciante: “Há indícios de que essas ações estão relacionadas a um determinado ‘grupo político’ da cidade que está usando recursos não contabilizados para fazer esses “fechamentos”.
Caso haja comprovação dessa prática o resultado das eleições poderá ser afetado com um desequilíbrio causado por abusos políticos e econômicos.
No dia 14 de agosto de 2024, durante uma sessão na Câmara de Vereadores, o assunto chegou a ser discutido publicamente. A vereadora Iza Vicente e o presidente da Câmara, Cesinha, destacaram a gravidade da situação, mencionando a possível influência de dinheiro no ambiente eleitoral.
Os problemas relatados teriam começado já no período de pré-campanha onde já surgiam relatos de ameaças e hostilidades contra vários candidatos, assessores e vereadores em locais públicos, o que vinha gerando um clima de insegurança e a percepção pública sobre a legitimidade do processo eleitoral em curso.
Diante desses fatos Dr. Felício pede às autoridades que investiguem as denúncias e tomem medidas para garantir a segurança e a tranquilidade necessárias para um processo eleitoral justo e livre, inclusive que seja analisada a possibilidade de uma intervenção no município com a requisição das Forças Armadas.
A denúncia também foi enviada ao Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, pedindo providências urgentes.