Uma criança ficou ferida no playground da pracinha do bairro Instância da Penha, na cidade de Campos dos Goytacazes. De acordo com informações, o acidente aconteceu na última sexta-feira, 10. O corpo de bombeiros não foi acionado.
Em vídeo, o pai da criança relatou que a menina teve parte do dedo arrancado da mão esquerda em uma das peças do brinquedo. Ainda segundo o vídeo, o brinquedo estava danificado.
A praça foi inaugurada no dia 2 de agosto pela Prefeitura. Em nota, o governo disse que assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Secretaria de Obras e Infraestrutura acionou a empresa responsável pela instalação e manutenção dos brinquedos, que, de imediato, acionou uma equipe técnica para ir ao local. Foram constatadas avarias em dois equipamentos.
A nota ainda diz que no playground, na peça que fixa o guarda corpo na coluna metálica principal, havia ocorrido uma abertura devido a uma torção, com indicativo de esforço mecânico excessivo que causou deslocamento no ponto de junção das peças. Os técnicos constataram também, no aparelho da Academia da Terceira Idade, outra avaria com indicativo de vandalismo.
O supervisor de logística da empresa, Thiago Jorge Del Valle, informou que os materiais dos brinquedos são confeccionados em aço e não foi possível arrancar as peças, mas ficaram danificadas. Tanto a peça da Academia da Terceira Idade quanto a peça do playground, onde o dedo da criança ficou preso, foram retiradas e um isolamento dos brinquedos. Um funcionário também permaneceu no local.
Ainda de acordo com o representante, que fez contato com a empresa no Rio de Janeiro, novas peças serão encaminhadas para a substituição das danificadas. A empresa também vai enviar técnico qualificado para identificar se os danos que estão ocorrendo nos brinquedos são causados por uso indevido, como excesso de peso, ou se por vandalismo.