Após intervenção do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, as ruas do bairro de Maria Joaquina, 2º Distrito de Cabo Frio, foram oficialmente cadastradas no Diretório Nacional de Endereços (DNE) da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A inclusão permitirá que os endereços do bairro possam ser consultados no site dos Correios, na seção “Busca CEP”, a partir do próximo dia 15.
Conforme relatou denúncia à Promotoria, a ausência de um Código de Endereçamento Postal (CEP) específico para o bairro vinha causando diversos transtornos aos moradores, que enfrentavam dificuldades para receber encomendas e notificações de órgãos públicos em suas residências. Essa situação gerava aborrecimentos e limitava o acesso a serviços essenciais.
“Maria Joaquina é um bairro frequentemente negligenciado em termos de prestação de serviços públicos essenciais. A medida, portanto, representa um avanço significativo na garantia da dignidade e cidadania dos seus moradores. A regularização dos endereços é vista como um passo importante para a inclusão social e melhoria da qualidade de vida na comunidade”, ressalta o promotor de Justiça Vinícius Lameira.