O Ministério da Gestão divulgou nesta quarta-feira, 07, o cartão de confirmação de inscrição do “Enem dos concursos”. O documento mostra o endereço onde cada candidato fará o exame no dia 18 de agosto.
Segundo o governo federal, os candidatos foram distribuídos em locais de prova em 228 cidades, levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição.
O documento também tem informações como o número definitivo da inscrição, os horários das provas (manhã e tarde) e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo.
COMO ACESSAR – Para obter o cartão de confirmação, o candidato deve acessar a mesma página onde fez a inscrição. É necessário fazer login no endereço cpnu.cesgranrio.org.br/login com os dados da conta gov.br e clicar na Área do Candidato.
Após emitir o cartão, os candidatos devem conferir se o município que indicaram no ato da inscrição, para participarem da prova, está correto. Desde o dia 9 de fevereiro, não é mais permitido mudar o cidade de realização do exame.
Porém, “se tiver qualquer tipo de erro, ou se o local de aplicação for muito distante, é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção”, afirma Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do concurso.
Para solicitar correções no cartão de confirmação, os candidatos devem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, pelo telefone: 0800 701 2028.
O Ministério da Gestão também recomenda levar o cartão impresso no dia da prova, apesar de não ser obrigatório, junto com o documento de identidade original e caneta preta transparente.
Além disso, os candidatos receberão duas folhas para anotação das respostas: uma para as provas no período da manhã e outra, à tarde. Elas serão uma espécie de rascunho do cartão de respostas, com o número exato de questões de cada turno.
“A folha da manhã não pode ser levada para dentro da sala no período da tarde, devendo ser guardada no envelope oferecido pelos fiscais para guardar utensílios pessoais como telefones e chaves”, afirmou o MGI.
Além disso, segundo o ministério, aqueles que desejarem levar para a casa as folhas com as anotações deverão aguardar até os últimos 30 minutos de prova.
O Concurso Público Nacional Unificado
Ao todo, mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram no “Enem dos concursos”, como ficou conhecido o Concurso Nacional Unificado (CNU). Os candidatos vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal.
O concurso inédito acontecerá no dia 18 de agosto. Inicialmente, o exame seria aplicado em 5 de maio, mas foi adiado dois dias antes por causa da chuva histórica que atingiu o Rio Grande do Sul.
Todos os candidatos farão as provas em dois turnos. De manhã, o exame terá questões de conhecimentos gerais e uma redação ou pergunta dissertativa, e, à tarde, questões de conhecimentos específicos.
O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso o candidato saia antes, será eliminado do concurso.
A lista final de aprovados no CNU será divulgada no dia 21 de novembro. Já a convocação para posse deve começar em janeiro de 2025 (veja o cronograma atualizado ao fim da reportagem).
Cronograma
Aplicação das provas: 18/08
Divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h): 18/08
Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20/08
Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta: 08/09
Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 08/10
Divulgação final dos resultados: 21/11
Início da convocação para posse e cursos de formação: Janeiro/2025