O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), decretou, na noite dessa quinta, 21, através das redes sociais, ponto facultativo no estado para esta sexta-feira, 22, por causa da previsão de fortes chuvas para os próximos dias.
“Pessoal, para os próximos dias temos a previsão de fortes chuvas para o estado do Rio de Janeiro. Para que as nossas equipes possam trabalhar e consigam garantir a segurança nas ruas, estou decretando ponto facultativo nesta sexta-feira, dia 22”, diz a publicação.
O governador também contou que se reuniu com o gabinete de crises no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) para alinhar ações do plano de contingência e reduzir os impactos dos temporais.
Castro também fez questão de orientar que os prefeitos decretassem ponto facultativo nas cidades.
“Estou neste momento em reunião com o gabinete de crise no CICC para alinharmos nossas ações do plano de contingência, para reduzir os impactos dos temporais. Estou ligando para os prefeitos das regiões com previsão de alto índice de chuvas para que façam o mesmo. E também decretem ponto facultativo em suas cidades. Peço que as pessoas fiquem em casa e não se arrisquem em locais ao ar livre. O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e órgãos competentes, estarão trabalhando para proteger vidas com o dobro do efetivo nas ruas. Se protejam!!!”, declarou o governador.
O Corpo de Bombeiros emitiu um comunicado dizendo que está tomando medidas preventivas e que vai aumentar o número de militares de serviço no Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira. De acordo com a previsão de tempo, a expectativa é que a chuva chegue já nesta quinta no Rio e dure até domingo (24).