A Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa), vinculada à Secretaria de Saúde, realizou, na manhã dessa quarta-feira, 13, o segundo curso de qualificação sobre “Selo de Qualidade da Higiene”, no auditório do Paço Municipal da Prefeitura de Macaé. O coordenador Especial de Vigilância Sanitária, Ricardo Salgado, ressaltou a importância dos estabelecimentos, que atuam na área de alimentos, investirem na qualidade dos seus produtos.
“Fico feliz que antes a nossa coordenadoria procurava os estabelecimentos, mas agora são eles que nos procuram para buscar orientação e esse trabalho que realizamos contribui muito para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Queremos realizar um trabalho de forma transparente e que todos possam manter o selo de qualidade de forma constante”, pontuou.
Ele acrescentou ainda que o intuito da coordenadoria é educar, orientar, já que multa e a punição são os últimos recursos utilizados, caso o estabelecimento não esteja cumprindo com as normas previstas na legislação.
Ricardo ressaltou também a parceria com o curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé), que tem contribuído nesse processo educativo pelos projetos desenvolvidos pela Vigilância Sanitária.
A representante do curso de Nutrição UFRJ/Macaé, professora Ingrid Annes, contou que o projeto sobre qualificação dos alimentos teve início em 2014. “É uma oportunidade de troca de saberes e oportunidade de crescermos juntos, para que possamos colaborar na construção da qualidade e certificação dos estabelecimentos, contribuindo para impulsionar o município”, disse.
A superintendente Estadual de Vigilância Sanitária e autora do “Guia para Categorização de Serviços de Alimentação”, Jacqueline Toledo Hosken, disse que é importante esclarecer os 51 itens de avaliação e também esclarecer a categorização.