A Polícia Federal de Macaé prendeu, durante uma operação, na manhã desta quinta-feira, 22, dois pilotos de helicóptero suspeitos de envolvimento no tráfico internacional drogas utilizando aeronaves sem certificado e plano de vôo. Na cidade, a operação começou por volta das 5h da manhã. Um piloto foi preso em casa e o outro, foi preso no momento em que chegava de helicóptero no aeroporto de Macaé, voltando de uma plataforma da Bacia de Campos, eles não tiveram o nome revelado. Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal da cidade. Segundo informações, os pilotos transportavam drogas provenientes da Bolívia para o Brasil, com entrada pelo Paraguai.
São cumpridos mandados em Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Rio de Janeiro. Essa é uma nova etapa das ações da polícia que apreenderam helicópteros e descobriram uma oficina para construção e manutenção clandestina das aeronaves. Até as 9h, 16 pessoas foram presas.
A operação acontece juntamente com uma ação da Polícia Civil de São Paulo. Ao todo, são 65 mandados judiciais, sendo 18 de prisão e 47 de busca e apreensão, nas cidades goianas de Goiânia, Rubiataba, Nova América e Anápolis, além de Carmópolis de Minas (MG), Araçatuba (SP), Birigui (SP), Glicério (SP), Paraguaçu Paulista (SP), São Paulo (SP), Americana (SP), Boa Vista (RR) e Macaé (RJ).