A agência central do Banco Macaíba será inaugurada, nesta terça-feira, 20, às 16h. O espaço, que funcionará na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 48, Centro, atenderá 28 mil famílias beneficiárias pela moeda social de Macaé, além de 1.149 comerciantes cadastrados. O funcionamento será a partir da quarta-feira, 21, das 9h às 16h. Em dois meses, já foram movimentadas 9 milhões e 170 mil Macaíbas nos comércios do município.
O objetivo é diminuir a desigualdade, impulsionar o comércio de cada bairro e gerar empregos, a partir do fortalecimento do poder de compra das famílias em situação de vulnerabilidade social. Com a moeda social, é possível comprar alimentos, roupas, acessórios, sapatos, além de serviços como cortes de cabelo.
O Banco Macaíba, que ainda terá agências na zona norte e região serrana, oferecerá serviços como esclarecimentos de dúvidas, consulta de saldo do cartão, troca e desbloqueio de senhas, gestão da conta e, a longo prazo, linha de crédito aos comerciantes cadastrados. Essas opções também são oferecidas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), por meio do WhatsApp: (85) 3269-9617. Outras informações podem ser consultadas no hotsite da Moeda Social.
“O Banco Macaíba é mais uma ação do Programa de Combate à Pobreza e à Desigualdade, aprovado no ano passado e implementado em tempo recorde de quatro meses. Diversos comerciantes já relatam que as vendas em seus estabelecimentos aumentaram cerca de 80%, fortalecendo os comércios dos bairros e gerando empregos. É um programa de economia solidária, beneficiando um número de famílias que supera a quantidade de habitantes de várias cidades vizinhas”, destaca o superintendente do Banco Macaíba, Saraiva Júnior.
A terceira parcela da Macaíba está prevista para a última semana deste mês. O valor continua acumulativo e os beneficiários podem utilizar o saldo no comércio cadastrado do seu setor. Para isso, basta usar o número do CPF e senha que recebeu na
Para se credenciar, o comerciante de Macaé pode acessar a página da Macaíba disponível no site da prefeitura para obter informações e tirar dúvidas. A formalização do credenciamento acontece através do atendimento presencial, na atual sede do Programa, situada na Rua Darcílio Possati, 134, sala 15 – Visconde de Araújo.