Com o turismo de lazer cada vez mais consolidado, Macaé lançou nessa quinta-feira, 25, o Calendário de Eventos – edição 2024. Serão mais de 80 ações realizadas ao longo do ano com diferentes focos como social, esporte, cultura, gastronomia e arte.
“O calendário é um esforço conjunto do poder público e a iniciativa privada. Vivemos hoje um momento de desenvolvimento econômico pleno na cidade e isso também passa pelo turismo. Os eventos mostram claramente que também fazem a economia girar, impulsionando diversos setores, por consequência. E a população tem percebido esse movimento e os impactos positivos dessa estratégia e do investimento nesse segmento”, destacou o prefeito Welberth Rezende.
“Em 2024 serão mais de 200 dias de evento e o calendário é uma ferramenta de atração de turistas que serve de planejamento tanto para quem vem, como para quem irá receber esse público. Desta forma, conseguimos a qualificação do capital de circulação, diminuição da sazonalidade turística e a inclusão social. Macaé é um destino diferenciado: uma cidade que oferece segurança, infraestrutura, atrativos naturais, tudo o que o turista quer”, afirmou o secretário de Turismo, Leo Anderson.
Esporte Verão e Sesc Verão são algumas das atrações que fizeram o esquenta do turismo em Macaé. Grandes nomes da música e do esporte, além de competições, movimentaram a cidade logo neste início de ano. O Festival de Samba e a programação do Carnaval prometem manter o agito neste primeiro trimestre que tem ainda no calendário eventos como o Lagoa Rock, Macaé Swin Run, Circuito da Sardinha e Paixão de Cristo.
A diversidade é outra marca do calendário, contemplando eventos para variados públicos e gostos. O espaço também está garantido para as festas regionais que já se tornaram tradicionais, como a Festa do Aipim (Serra da Cruz) e a do Milho (Bicuda Pequena). Ainda na região serrana, o Viva Serra Macaense, sucesso de público em 2023, teve a segunda edição confirmada e será realizado em setembro.
O lançamento do Calendário de Eventos contou com a participação de representantes do trend turístico da cidade: empresários, guias de turismo, agências e instituições como o Macaé Convention Bureau (CVB), Polo Gastronômico, Conselho de Turismo (Condetur – Costa do Sol), Firjan e Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL).