Com objetivo de promover a segurança no trânsito, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana realizou palestra para os motociclistas/ciclistas integrantes do Projeto ‘Entregador Responsa’ contemplado pelo fundo iFood Chega Junto. O encontro com cerca de 50 entregadores aconteceu no Hotel Royal Urban, nesta quarta-feira (24), pela manhã.
O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, lembra a importância dessas ações voltadas aos entregadores das plataformas de delivery.
“Eles estão presentes no dia a dia da cidade, contribuindo para o fomento do comércio e no bom andamento das entregas. Por isso, é fundamental reforçarmos que eles tenham prudência e consciência ao dirigir, com os cuidados necessários, utilizando equipamentos de segurança e seguindo as regras e leis de trânsito”, destaca Muniz.
“Este é um projeto nobre e inovador em Macaé. Uma associação regulamentada por uma plataforma reconhecida. Os maiores causadores de acidente são a imprudência, negligência, imperícia e desatenção”, ressaltou o diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati.
Durante a palestra, Aracati apresentou dados sobre o município, além de vídeos de acidentes e das simulações de acidentes realizados pela coordenadoria.
O “Entregador Responsa” surgiu da ideia do motofretista, Enry Cordeiro, quando foi lançado o edital do fundo iFood Chega Junto. Foram 450 projetos inscritos e 25 contemplados.
“Ficamos entre os 25 para dar início ao projeto voltado para o entregador parceiro aqui em Macaé. Estamos trabalhando com 50 entregadores selecionados para propagar essas boas práticas, visando o impacto social, com melhorias no trânsito para preservar vidas. No caso de hoje, estamos levando uma palestra sobre responsabilidade e educação no trânsito em parceria com a Mobilidade Urbana para conscientização de todos os motoboys”, explicou Enry Cordeiro, que, com quatro anos trabalhando na plataforma, já recebeu dois prêmios do iFood: entregador mais bem avaliado do Estado do Rio de Janeiro e um convite para participar como convidado do Rock in Rio.
O assessor e especialista da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Ralph Salvador, também ministrou palestra reforçando a importância da direção defensiva e os perigos do uso do celular. “A direção defensiva é conduzir os veículos em modo de evitar sinistros, com conhecimento, precisão, habilidade, atenção e decisão”, afirmou.
“Muito educativa a palestra. Tirou dúvidas minhas em relação ao trânsito e os vídeos me tocaram bastante. Isso nos torna mais conscientes. Vou passar até a andar mais devagar”, disse o motofretista, Jecivander de Mattos Carvalho, de 32 anos.
Trabalhando como entregador e terminando o último ano da Faculdade de Enfermagem, Jeamerson Santos de Jesus, de 29 anos, disse que a palestra foi perfeita. “Muito esclarecedora. Temos que andar com atenção e segurança no trânsito”.
O iFood é uma empresa brasileira atuante no ramo de entrega de refeições por meio da internet, sendo líder no setor na América Latina, com presença apenas no Brasil. O fundo Chega Junto foi lançado no ano passado, voltado para a valorização dos entregadores.