Os preparativos para o Dia das Crianças já iniciaram e o Laboratório de Vivências Negras (Afrolab) irá promover um evento para a garotada do bairro Lagomar, em Macaé, com objetivo de proporcionar às crianças da comunidade momentos de alegria, lazer e conhecimento, com direito a pipoca, algodão doce, corte de cabelo, pula-pula e sorteio de brinquedos. A festa é gratuita e será realizada nesta quinta-feira, 12, a partir das 15h, na Avenida Quissamã, W18.
A fundadora do Afrolab, Emily Santos, destaca que a motivação da iniciativa vai além de só brincadeiras. “Queremos mostrar para essas crianças o quanto são importantes e valorizadas pela sociedade e por nós. Assim, elas podem se sentir presenteadas e lembradas neste dia especial”, frisa.
O Afrolab leva para as comunidades macaenses oficinas, eventos e workshop sobre cultura e desenvolvimento social, reconhece a importância da data – que para muitas crianças é tão aguardada quanto o Natal ou seu próprio aniversário. “A ideia é que a gente resgate a criança para o seu lugar de criança, para que ela possa crescer e ser um adulto muito mais conscientizado, feliz e saudável mentalmente, porque pôde ter a oportunidade de ser uma criança feliz”, ressalta.
Muitas crianças não têm a oportunidade de desfrutar plenamente de sua infância, principalmente crianças da comunidade que são obrigadas a trabalhar muito cedo para ajudar suas famílias. A ação, portanto, busca resgatar o espírito e a essência da infância. “Temos em mente que com a desigualdade em nosso país, é importante nós, enquanto cidadãos, mudarmos essa realidade. Buscando trazer uma perspectiva de futuros possíveis com valorização de suas particularidades”, conclui.