Competidores de Macaé beneficiados pelo programa Bolsa Atleta estiveram reunidos, nesse domingo, 08, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão. O encontro promovido pela Secretaria de Esporte de Macaé contou com a presença do prefeito Welberth Rezende e também do secretário de esporte, Marvel Maillet.
Por meio do programa, atletas do município recebem uma ajuda de custo para competir em diversas competições, desde torneios municipais, regionais e até mesmo mundiais. Essa ajuda varia de acordo com a categoria e vai desde R$ 500 até R$ 1.500. O programa foi reformulado e voltou com força total no fim do ano passado, somando 165 atletas beneficiados, de 22 modalidades diferentes. Agora, em 2023, esse número subiu para 534 competidores de 42 modalidades e a tendência é que o Bolsa Atleta seja ampliado para o próximo ano.
“Esse projeto para mim é um dos principais de Macaé. A gente sabe da importância dele e o quanto ele possibilita a realização de sonhos com muita luta e superação. Hoje atendemos muito atletas que representam a cidade, trazendo muitas conquistas para o município. Estou muito feliz por ajudar na caminhada deles e poder estar contribuindo para que consigam vencer através do esporte”, disse o prefeito Welberth.
O secretário Marvel também falou sobre a importância do Bolsa Atleta e luta para que ele saísse do papel e se tornasse uma realidade.
“O Bolsa Atleta é um programa que lutamos desde 2013 para que ele fosse executado. Em 2016 fui vereador de Macaé e falei muito sobre sua importância para o município. Fizemos manifestações junto com vários atletas para chamar a atenção das autoridades. Nossa cidade é uma potência no esporte e com essa ajuda de custo os nossos competidores estão conseguindo ir além. Eu e o prefeito entendemos que o esporte é investimento e não custo para a nossa cidade, já que ele sempre retorna. Conseguimos implementar o Bolsa Atleta no ano passado e estamos muito felizes com os resultados. Hoje abrangemos diversas modalidades desde o corfebol até o surf”, disse o secretário.
Uma das contempladas com o Bolsa Atleta é Verônica Medeiros, atleta de kickboxing e que acumula diversas conquistas na carreira que vão desde Campeonato Carioca, Brasileiro, Guanabara, Taça José Antônio Ferreira, Copa Brasil, Panamericano e Sulamericano. Verônica já conquistou cinco títulos de melhor atleta da federação no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil, tendo ficado também entre as 3 melhores do mundo em sua categoria.
“O bolsa atleta possibilitou um avanço nos meus resultados. Com o programa eu conquistei diversos títulos. Em novembro agora vou disputar o mundial, nos dias 11 e 12 representando Macaé na Argentina. Eu só tenho a agradecer muito ao Bolsa Atleta por cada treino e campeonato que competi. Faço questão de levantar a bandeira de Macaé. Só tenho a agradecer. Foi um presente para muitos atletas. Antes eu tinha que escolher onde competir por conta dos custos e hoje com o programa eu consigo estar em muitos mais torneios”, disse Verônica.
Outro competidor comtemplado pelo Bolsa Atleta é Enzo Ribeiro, de apenas 12 anos, uma das feras do jiu-jitsu macaense. Apesar da pouca idade, ele já foi campeão de diversos torneios como o Panamericano Kids, o Campeonato Brasileiro e o Sul-Americano.
“Estou vindo de excelentes resultados, com muito esforço e dedicação. De 10 torneios disputados eu perdi apenas um, que foi o mundial. O Bolsa Atleta me ajuda bastante a poder estar competindo em mais torneios. Espero no ano que vem conseguir ainda mais conquistas”, encerrou Enzo.