A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil almeja emitir um recorde de 1,2 milhão de vistos para cidadãos brasileiros em 2023, conforme informado por Luke Ortega, porta-voz da representação diplomática. Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, Ortega enfatizou que este ano o órgão está prestes a alcançar uma marca histórica nas relações bilaterais.
“A gente entende que a questão dos vistos é muito importante para todos os brasileiros, e estamos trabalhando para atender uma demanda histórica de vistos neste ano. A gente tem a expectativa de emitir 1,2 milhão neste ano, que é o maior número da história de relações bilaterais entre os dois países”, declarou o porta-voz.
Até o mês de setembro, os Estados Unidos concederam 527 mil vistos a brasileiros que desejam visitar o país, de acordo com dados atualizados da embaixada fornecidos. Em comparação, em todo o ano de 2022, foram emitidos 695 mil vistos.
Ainda segundo Ortega, a embaixada dos Estados Unidos no Brasil é uma das líderes globais na emissão de vistos de viagem entre todas as representações diplomáticas dos EUA ao redor do mundo. Esse cenário tem se intensificado, sobretudo, devido à acumulação de demanda durante os anos críticos da pandemia de Covid-19.
O porta-voz também enfatizou que, em resposta a essa situação, que a embaixada está tomando medidas para atender à crescente demanda e acelerar o processo de emissão de vistos. Isso inclui a alocação de mais funcionários para essa área e a criação de novas vagas para atender aos pedidos.