Você sabia que setembro é o mês de conscientização sobre a Alopecia? Trata-se de uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo.
Existem vários tipos de alopecia, uma delas é a Alopecia Areata. Ela acontece quando o sistema imunológico ataca os folículos pilosos, ou seja, a estrutura que está dentro do couro cabeludo, onde os pelos e fios de cabelos tem origem, provocando sua queda, que em casos raros, pode ser total.
A Restauradora de Móveis Antigos e empresaria, Kissila Brasiliano, moradora de Macaé, fez um importante relato por meio um vídeo, publicado em suas redes sociais, contando como foi a descoberta da doença e mais, conscientizando as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce.
Considerada uma doença autoimune, entre as possíveis causas da doença estão fatores genéticos e imunológicos, podendo estar associada a outras doenças imunológicas, como tireoidites, diabetes, lupus, vitiligo, rinites, dentre outras.
O diagnóstico é feito pelo médico dermatologista. A alopecia não tem cura e seu tratamento depende da gravidade da queda capilar. Contudo, mesmo que haja a perda de todo o cabelo, há chance de que ele crescer novamente.
Cabe ressaltar que, a Alopecia Areata não é uma doença contagiosa e sua empatia é muito importante em todos os casos. Pesquise sobre o assunto!
Veja todo relato por meio do link: https://www.instagram.com/reel/CxifWbmssNF/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==