Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos dos Goytacazes estão participando de um programa de treinamento, que acontece nesta quarta (20) e quinta-feira (21), conduzido por instrutores da Guarda Municipal de Macaé, com foco na Patrulha Maria da Penha.
Cerca de 60 agentes da GCM estão no programa de 30 horas, que é realizado sede da Guarda Campista. O objetivo é proporcionar treinamento e incentivo aos agentes, visando prepará-los para lidar com casos de violência doméstica contra mulheres, de acordo com a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06).
Além disso, capacitá-los na identificação de perfis, com a perspectiva de futuramente implementar a Patrulha Maria da Penha no município. “Dessa forma, estamos esclarecendo dúvidas, ampliando nosso conhecimento e compreendendo a dinâmica do serviço, para que possamos desempenhar um papel eficaz nessa área”, afirmou Alecsandra Ferreira, coordenadora do Setor de Ensino e Formação da CGM de Campos.
A instrução está sendo conduzida por Laila Bastos, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Macaé. “O intuito é, além de multiplicarmos o saber na área de violência doméstica para a GCM coirmã, formarmos novos agentes nesta área, para que num futuro bem próximo, Campos também tenha uma Patrulha preparada, humanizada e atuante”.
“Vale ressaltar que a Patrulha Maria da Penha de Macaé é referência no Estado do RJ, tendo ministrado curso e formado várias outras Patrulhas como as de Rio das Ostras, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba da Grande, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro, Quissamã e Anchieta, no Espírito Santo.“ Destaca Laila.