Os principais bancos do Brasil estão iniciando o processo de desativação das transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC). Embora a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tenha anunciado em maio que essas operações não estarão mais disponíveis para Pessoas Físicas e Jurídicas a partir de 2024, algumas instituições estão antecipando essa mudança. Os clientes agora têm a opção de escolher entre o Pix ou a Transferência Especial de Crédito (TED).
O Santander confirmou recentemente o início do processo de desativação do serviço DOC. O Itaú já havia interrompido o oferecimento desse serviço a clientes Pessoa Física desde janeiro. O Banco do Brasil também informou que irá encerrar o serviço de DOC para clientes Pessoa Física a partir de 15 de setembro. O Bradesco, por sua vez, declarou que seguirá o cronograma estabelecido pela Febraban. Vale destacar que o Nubank nunca disponibilizou o serviço de DOC desde o seu lançamento. Até o momento, a Caixa não se pronunciou sobre o assunto.
Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos, pois suas movimentações são limitadas a R$ 4.999 e efetivadas um dia depois de o banco receber a ordem de transferência. Já o TED, se a transação ocorrer até as 17h, o dinheiro entra na conta no mesmo dia e o Pix é instantâneo.