O show do DJ Alok, na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, realizado nesse sábado, 26, foi marcado por arrastão, espancamento e prisões. O “Show do Século” teve um duplo propósito: celebrar o centenário do icônico Copacabana Palace Hotel e, simultaneamente, comemorar o aniversário de 32 anos do próprio DJ.
Segundo informações, a Polícia Militar conduziu cerca de 500 pessoas às delegacias da zona sul durante o show. As ocorrências foram registradas na 12ª DP e 13ª DP, ambas em Copacabana, e na 14ª DP (Leblon).
Mais de 30 pessoas foram detidas, sendo 17 presos e outros 15 adolescentes apreendidos. A maioria foi conduzida após flagra de furtos durante a apresentação do artista.
Uma pessoa foi esfaqueada durante a apresentação do DJ. De acordo com informações, o agressor chegou a detido, mas conseguiu fugir. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.
Um turista foi assaltado e espancado por um grupo na faixa de areia antes do início do show. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o homem caído, cercado de dezenas de pessoas, que o atacaram com socos e chutes. Um deles chegou a deitar em cima da vítima e esfregou o rosto na areia. Em seguida, o grupo se dispersou após ouvir apitos, porém na filmagem nenhum policial ou guarda municipal é visto.
Outros vídeos compartilhados mostraram arrastão nas ruas próximas da praia de Copacabana, onde o palco para apresentação do DJ estava montado.
Os policiais apreenderam mais de 150 materiais perfurocortantes, entre facas, alicates, estiletes e bisturis, nos pontos de revista espalhados por Copacabana. De acordo com a polícia, 1200 policiais militares patrulharam a orla para garantir a segurança de quem decidiu curtir o evento.
Na sexta-feira, 25, adolescentes fizeram uma espécie de ‘mutirão’ do crime nas redes sociais para roubar celulares durante o show. No Instagram, eles compartilharam diversas publicações do evento afirmando que os alvos seriam usuários de iPhone.
Uma das postagens dizia: “Bom dia. Já quero amanhã chuva de maçã [smartphones da iPhone]. Amanhã é dia de dar prejuízo neles. Vai tomando de todas as partes. Só não pode voltar no remoções, tendeu (sic)?”.