O Governo do Estado do Rio de Janeiro emitiu um decreto de estado de emergência zoossanitária válido por 180 dias. A medida foi tomada devido à identificação da infecção pelo vírus H5N1, que causa a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). O decreto de número 48.644, datado de 17 de agosto de 2023, foi publicado na edição de sexta-feira (18), do Diário Oficial do Estado. Essa decisão segue a recomendação da Portaria nº 587 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) assegura que a situação está sob controle, com 16 casos registrados em nove municípios, porém restritos apenas a aves silvestres migratórias.
Cabe destacar que o consumo de carne de aves e ovos não é uma fonte de transmissão da doença. As infecções em seres humanos pelo vírus da Influenza Aviária surgem através do contato direto com aves infectadas, tanto vivas quanto mortas. O Mapa criou um painel de Business Intelligence (BI) que permite ao público consultar os casos já confirmados.
De acordo com o superintende de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes “A medida é protetiva pois facilita o acesso a recursos e materiais para uma pronta resposta em caso de novas notificações de suspeita da doença. Com este decreto podemos agir de maneira muito mais rápida, nossa equipe em parceria com diversos órgãos e entidades estão atentos a questão.” – destaca Moraes.
Foto: saude.rj.gov.br